sábado, 29 de junho de 2013

MOSTRA CULTURAL 2013 - EMEIEF "DR JANUSZ KORCZAK" - MÚSICA "PROJETO ENCANTANDO COM VINÍCIUS DE MORAES"

Com o Projeto "Encantando com Vinícius de Moraes" tive a oportunidade de trabalhar com as crianças da educação infantil várias áreas do conhecimento, além de se falar em Vinícius de Moraes, um grande nome da nossa cultura.

A cada poesia trabalhada eram feitos cartazes para trabalhar a escrita, reconhecer as letras do nome, localizar palavras, oralidade, música, genero poético, quantificação,dobradura, pintura, diversos materiais.



 As borboletas foram feitas com pintura espelhada

 A Casa...reaproveitando caixas de papelões,  pintura com guache e palitinhos pintados com giz de cera

 Os livros confeccionados: poesias da obra A Arca de Noé





Desenhos das crianças recortaddos para compor o painel


PROJETO:
“ ENCANTANDO COM VINÍCIUS DE MORAES”
Educação Infantil - Ciclo Final - Período: manhã
Professora: Sandra


TEMPO ESTIMADO
 Três (3) meses


OBJETIVO
Oferecer às crianças momentos para conhecer e apreciar a obra de Vinícius de Moraes, através de suas poesias e interpretes de sua obra. Ao final do Projeto o conteúdo trabalhado será apresentado através de um livro de poesias ilustrado pelas crianças, painéis e apresentação de uma  música que será escolhida pelas crianças.

JUSTIFICATIVA
Este ano comemoramos o centenário do nascimento do escritor, poeta e compositor Vinícius de Moraes, um dos maiores ícones da nossa cultura e aliado com o oportuno tema da Mostra Cultural de nossa Unidade Escolar, “Música”, apresentamos este Projeto a ser construído com as crianças.  Além ampliar seus conhecimentos juntamente com as diversas áreas do conhecimento em seu aprendizado e sua percepção criativa através da linguagem musical, plástica e corporal, levar aos alunos a apreciação do gênero literário poético e da linguagem musical, visando a formação de futuros apreciadores, leitores e escritores de uma sociedade rica em diversidades culturais.

CONTEÚDOS  
·                    Desenvolver oralidade;
·                    Ampliar o repertório musical;
·                    Perceber a escrita em diferentes portadores;
·                    Valorizar a cultura;
·                    Respeitar as diversas opiniões;
·                    Expressar seus sentimentos;
·                    Saber compartilhar e esperar a vez;
·                    Desenvolver listas;
·                    Ouvir e compreender as poesias;
·                    Diferenciar, letras gravuras e números;
·                    Estabelecer relações entre leitura e escrita;
·                    Incentivar as crianças em participar de coreografias das músicas;
·                    Ampliar as estruturas rítmicas através da música e representações;
·                    Desenvolver a concentração e cooperação;
·                    Utilizar a contagem oral em diversas situações;
·                    Confeccionar livro ilustrado e painéis através de técnicas plásticas;

MATERIAL  NECESSÁRIO
·                    Livro: “A arca de Noé”;
·                    Músicas (CDs);
·                    Internet (pesquisa);
·                    Máquina fotográfica para registros;
·                    Material impresso;
·                    Diversos papéis para confeccionar: painéis, dobraduras, etc.
·                    Diversos materiais: tesoura, cola, canetas, tintas, etc.

DESENVOLVIMENTO
·                    Roda de conversa com a apresentação do projeto;
·                    Conhecimentos prévios das crianças;
·                    Apresentação da vida, fotos de Vinícius de Moraes
·                    Rodas de música com as canções de Vinícius, interpretadas por diversos cantores;
·                    Rodas de leitura de poemas do livro “A arca de Noé”;
·                Ilustrações das poesias e painéis utilizando técnicas como: pintura com guache, aquarelas, colagens, dobraduras, desenhos, etc;
·                    Socialização das produções ou fotos;
·                    Relato das percepções da criança;
·                    Brincadeiras envolvendo músicas;
·                    Escrita de cartazes das poesias e identificação de palavras chaves;
·                    Produções coletivas através de ilustrações das músicas;
·                    Coreografias livres;
·                    Exposição na Mostra Cultural: painéis coletivos, livros individuais das poesias, fotos das produções.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de maneira contínua, através da observação do desenvolvimento das atividades propostas compreendendo a participação individual e coletiva das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário